Experiência Escher
Resenha por Laura Ming
Uma versão reduzida da exposição de obras do holandês Maurits Cornelis Escher, que fez muito sucesso no CCBB, está em cartaz no Shopping JK Iguatemi. Além de dezesseis facsímiles de suas famosas gravuras nas quais truques de perspectiva criam cenários impossíveis e em pequenos traços pássaros se transformam em peixes, a Experiência Escher apresenta trabalhos bastante interessantes inspirados nesses desenhos. Em um cubo 3D, truques com espelhos fazem com que a escultura de um pássaro se transforme em um peixe de fato. Em outra obra, pequenos cubos refletidos infinitamente criam a mesma sensação ótica das gravuras de Escher. Há até painéis que se movimentam, onde as ilustrações mudam conforme o caminhar do espectador.
A Sala da Relatividade, uma de suas instalações mais populares entre os visitantes, também foi reproduzida. Ali, o truque ótico se dá em relação ao tamanho das pessoas que ocupam o espaço, que podem ficar do tamanho de um gigante ou parecerem anões. Toda a exposição tem fotos liberadas, mas esta sala é a mais concorrida.
Apesar de pequena, a montagem é uma ótima oportunidade para mergulhar no universo deste grande artista com apelo visual incrível. Quem quiser levar parte desta experiência para casa, pode comprar diversos produtos na lojinha instalada ao final da exposição. Até 23/11/2014.