1/26 Logo na entrada de Castelo Rá-Tim-Bum - A Exposição, o porteiro recebe os visitantes, com o mesmo bordão que recebia as crianças no programa: Klift Kloft Still, a porta se abriu! Na foto, Luciano Amaral - ator que interpretava Pedro (Lucas Lima)
2/26 Da porta para dentro, uma projeção do personagem Nino faz as honras da casa, dizendo que esperou mais de 300 anos por aquele momento (Lucas Lima)
3/26 A mostra reproduz ambientes da série infantil exibida na TV Cultura há vinte anos, como o saguão do castelo (Lucas Lima)
4/26 A árvore revela Celeste, uma cobra falante e cor de rosa (Lucas Lima)
5/26 Destaca-se também a reprodução da cozinha do castelo. Ao abrir algumas das gavetinhas que colorem as paredes, é possível conferir fotos do elenco (Lucas Lima)
6/26 A biblioteca também foi remontada na mostra. Nas paredes cobertas por livros, há quatro exemplares mágicos. Basta puxá-los para eles começarem "a falar". Uma voz explica que um deles, por exemplo, é uma obra de feitiçaria (Lucas Lima)
7/26 O próximo lugarzinho é o lustre, ocupado pelas fadas Lana e Lara. Uma curiosidade: o chão é tão fofinho, que parece mesmo que você está flutuando no mundo de seres fantásticos (Lucas Lima)
8/26 Ovos do ninho na árvore do Castelo são interativos: os visitantes podem tirar fotos dentro dele, como os passarinhos (Lucas Lima)
9/26 Objetos do cenário original do Castelo Rá-Tim-Bum estão expostos no MIS (Lucas Lima)
10/26 Nela fica o famoso gato. Apaixonado por literatura, ele chama atenção por viver estirado na poltrona (Lucas Lima)
11/26 Na torre do castelo, o quarto da Morgana tem até o caldeirão. Televisões exibem as mágicas realizadas pela personagem (Lucas Lima)
12/26 Adelaide, a gralha de Morgana, não poderia ficar de fora, com o boneco original (Lucas Lima)
13/26 Ao som da famosa gargalhada fatal, é apresentado o divertido personagem Mau (Lucas Lima)
14/26 São exibidos figurinos originais usados pelo elenco, como as roupas de Biba), Pedro e Zequinha (Lucas Lima)
15/26 O figurino usado por Cássio Scapim e parte da sala do Castelo montada no MIS (Lucas Lima)
16/26 Também é possível ver de perto as roupas usadas por Tíbio e Perônio. Os figurinos ficam em um ambiente que reproduz o laboratório dos cientistas, conhecidos por contar curiosidades no programa (Lucas Lima)
17/26 E quem não se lembra do Doutor Abobrinha? Um vilão muito engraçado... (Lucas Lima)
18/26 A roupa usada pelo personagem Etevaldo, o ET do Castelo Rá-Tim-Bum (Lucas Lima)
19/26 O ninho é o primeiro espaço que reproduz os pequenos ambientes do castelo. A canção Que Som É Esse embala a visita (Lucas Lima)
20/26 O figurino usado por Marcelo Tas, o Telekid, no quadro Porque sim não é resposta (Lucas Lima)
21/26 Peças de acervo, como croquis dos figurinos, despertam a curiosidade e mostram como toda essa fantasia se tornou real (Lucas Lima)
22/26 A atriz Rosi Campos como Morgana de Castelo Rá-Tim-Bum (Marisa Cauduro Cedoc)
23/26 Cassio Scapim, que vivia o personagem Nino na série (Jari Bertolucci Cedoc)
24/26 Elenco "infantil" do Castelo Rá-Tim-Bum: Biba, Zequinha, Pedro e Nino (Marisa Cauduro Cedoc /Veja SP)
25/26 Sérgio Mamberti, Rosi Campos, Freddy Allan Galembeck, Cássio Scapin, Cinthya Rachel e Luciano Amaral no programa "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura. (Divulgação)
26/26 A cobra Celeste, personagem do Castelo (Jair Bertolucci Cedoc)
“Klift Kloft Still, a porta se abriu!” Logo na entrada da mostra, o boneco do Porteiro recebe os visitantes com o mesmo bordão com que recepcionava os personagens Pedro (interpretado por Luciano Amaral), Biba (Cynthia Rachel) e Zequinha (Fredy Allan) no programa de TV, que estreou em 1994. De cara, a frase mexe com a memória dos adultos e encanta as crianças. Na ótima exposição concebida pela equipe do MIS, comandada por André Sturm, em parceria com a TV Cultura, dez espaços reproduzem com capricho os ambientes do seriado. É possível interagir com a cobra Celeste no belíssimo saguão e visitar o quarto do Nino (Cássio Scapin). Igualmente de encher os olhos, a biblioteca tem como anfitrião o Gato Pintado. Ali e em todo canto, os visitantes podem mexer no cenário. Você também vai se divertir na cozinha, no quarto da Morgana (Rosi Campos)… E as outras figuras? Mau, Doutor Abobrinha e Caipora estão por lá. Durante o passeio, monitores de televisão apresentam trechos do programa e ajudam a refrescar a memória do público. Itens de acervo, fotos, roteiros e até as roupas originais contam como foi possível tornar a fantasia real. No dia 17/1, o museu abriu uma exposição paralela chamada Castelo Rá-Tim-Bum por 50 Artistas, com pinturas que retratam personagens e cenários do seriado. De 16/7/2014. Até 25/1/2015.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Para assinantes da cidade de São Paulo
a partir de R$ 29,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.