Carlito Carvalhosa e Mauro Restiffe
Resenha por Jonas Lopes
Segue em ritmo gradual a ocupação da nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP, no antigo prédio do Detran, em frente ao Parque do Ibirapuera. A mais recente novidade é a inauguração de um anexo de 1.800 metros quadrados do edifício, destinado a instalações de grande porte. Ex-integrante do grupo Casa 7, ao lado de Nuno Ramos, Paulo Monteiro, Rodrigo Andrade e Fábio Miguez, o paulistano Carlito Carvalhosa montou ali a obra Sala de Espera. São setenta postes de madeira posicionados horizontalmente ao longo do espaço. Além de estabelecerem um curioso contraste com as colunas verticais originais projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, eles criam caminhos tortuosos para o percurso do espectador. Também funcionam como um elemento de desequilíbrio para a pureza branca da construção. Em um mezanino do pavilhão, o fotógrafo Mauro Restiffe, paulista de São José do Rio Pardo, apresenta doze imagens feitas durante a reforma do MAC por encomenda do diretor da instituição, Tadeu Chiarelli. Vestígios de sujeira, presenças humanas algo espectrais, atenção à geometria modernista e panoramas difusos do horizonte da cidade a partir dos andares ganham destaque nos registros. De 09/03/2013 a 08/09/2013.